domingo, 10 de maio de 2015

BRUUN RASMUSSEN AUCTIONEERS

Jesper Bruun Rasmussen em atividade

É admirável ver a arte sendo o fio condutor de uma família, através de várias gerações. Principalmente perceber que seus membros fazem isso com propósitos bem definidos, sempre priorizando o melhor por aquilo que decidiram representar. Desde que o martelo do leiloeiro Arne Bruun Rasmussen bateu o fechamento da primeira aquisição vendida pela casa, em 6 de outubro de 1948, muita história aconteceu. Treinado pela Winkel & Magnussen, como leiloeiro oficial, tendo se formado para isso em 1939, Arne se tornou um empreendedor visionário no termo mais literal da palavra. Acreditou, como ninguém, na proposta de vender obras de arte ao mundo, principalmente obras de arte da Escandinávia. Quase setenta anos depois, a Bruun Rasmussen Auctioneers se tornou a mais respeitada casa de leilões especializada na Arte Escandinava. É uma das casas de leilões mais concorridas do mercado internacional e se especializou tanto na realização de leilões tradicionais, quanto de leilões on-line.

Arne Bruun Rasmussen em atividade

Leilão em época recente

A sede principal da Bruun Rasmussen fica na Bredgade, em Copenhague, Dinamarca. Outras filiais se abriram pelo país, além de representações internacionais na França, Espanha, Itália e Estados Unidos. Os números atuais da empresa são admiráveis: cerca de 125 funcionários fazem parte do quadro efetivo atual; 4 leilões tradicionais são realizados anualmente; leilões on-line são realizados todas as segundas, terças, quartas, quintas e domingos do ano; mais de 500 milhões de coroas dinamarquesas foi o volume de negócios somente em 2012; possui cerca de 240 mil clientes cadastrados em todo o  mundo, com a adesão de pelo menos 450 novos a cada semana; o site da empresa possui cerca de 120 mil visitas semanais.




Arne Bruun Rasmussen faleceu em 1985, mas o seu trabalho continuou sendo realizado pelo seu filho Jesper Bruun Rasmussen, que conta atualmente com o apoio de seus filhos Alexa e Frederick. Jesper tornou-se acionista maioritário da empresa em 1972 e assumiu a sua gestão em 1985. A julgar pelo empenho e dedicação da família, a história da empresa ainda será longa.
....................


Uma das razões que me levou a conhecer a Bruun Rasmussen é por se tratar da casa de leilões que mais disponibiliza obras de Peder Mork Monsted no mercado. Admirador incondicional desse artista, visito sempre as páginas da galeria. Especialmente nesse mês de maio, a Bruun Rasmussen estará com um lote especial das obras desse artista. Veja a seguir, algumas das peças que estarão em oferta por esses dias:

PEDER MORK MONSTED - Paisagem dinamarquesa de verão com campos de milho
Óleo sobre tela - 81 x 121 - 1915

PEDER MORK MONSTED - Paisagem de inverno com estrada e fazenda
Óleo sobre tela - 74 x 50 - 1907

PEDER MORK MONSTED - Paisagem próxima a Silkeborg
Óleo sobre tela - 79 x 56 - 1908

PEDER MORK MONSTED - Faias e anêmonas ao longo de um córrego numa clareira
Óleo sobre tela - 90 x 150 - 1904

PARA SABER MAIS:



4 comentários:

  1. Belo o motivo que te levou a conhecer a casa... Monsted é atemporal, suas paisagens são sempre magnificas!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um artista que o mundo ainda está descobrindo, Yure. Fantástico, na minha opinião.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Monsted..... sem palavras!
    Tenho uma admiração especial por Monsted....
    Belíssima matéria...
    Valeu amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monsted é um achado à parte. Especial!
      Um grande abraço, Vidal!

      Excluir