segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MICHAEL KLEIN

MICHAEL KLEIN - No ateliê - Óleo sobre tela

MICHAEL KLEIN - Mesa do jardim - Óleo sobre tela

Se fosse necessária uma definição rápida para as obras de Michael Klein, diria que elas são um convite ao silêncio. Há tempos não via um trabalho que inspirasse tanta contemplação! São diretos, incisivos, tecnicamente corretos e de um bom gosto ímpar. Há quem os julguem melancólicos, mas prefiro classifica-los como introspectivos. Para ilustrar essa matéria, escolhi apenas as naturezas-mortas, embora o artista tenha extrema facilidade de passear por temas variados. Para mim, esses trabalhos resumem com muita eficiência toda a sua capacidade técnica e habilidade de composição.

MICHAEL KLEIN - Amarelo, vermelho e branco - Óleo sobre linho

MICHAEL KLEIN - Peônias amarelas - Óleo sobre tela

Nascido na cidade americana de Minot, na Dakota do Norte, em 1980, o artista vive recentemente em Nova York. Foi o contato direto com a natureza do centro-oeste americano que lhe desenvolveu a observação apurada e o refinamento técnico proveniente dessa observação. Iniciou seus estudos artísticos aos 19 anos, com o artista Richard Whitney. Além de uma passagem por Minneapolis, teve a felicidade de concluir sua formação básica com ninguém menos que Jacob Colins.

MICHAEL KLEIN - Laranjas - Óleo sobre tela

MICHAEL KLEIN - A preparação - Óleo sobre tela

É agradável observar como suas pinturas refinadas surgem de fundos ásperos e densos, aparentemente mal pintados, mas que são perfeitos para uma base texturizada e de onde emergem todas as formas com muita sutileza. Para cada composição, percebe-se uma paleta intencionalmente reduzida, que valoriza os contrastes e esses criam um clima de muita introspecção. Muitas de suas obras ficam assim, com um ar de não terminadas, sugerindo ao observador completar mentalmente alguns de seus trechos ou simplesmente deixando que o mesmo perceba como foram surgindo, de fundos bem rudimentares.

MICHAEL KLEIN - Os últimos gravetos - Óleo sobre tela

MICHAEL KLEIN - Natureza-morta do jardim
Óleo sobre tela

MICHAEL KLEIN - Peixes - Óleo sobre tela

Além de Nova York, o artista possui também um ateliê na cidade de Buenos Aires, Argentina, terra natal de sua esposa. É dela também a parceria para a produção de uma revista americana voltada para o meio acadêmico artístico, a Video Magazine, criada em 2009. Seus trabalhos podem ser visualizados em seu próprio site (http://www.michaelkleinpaintings.com/), ou através da página que mantém no Facebook: https://www.facebook.com/kleinpaintings?fref=ts

MICHAEL KLEIN - Autorretrato
Óleo sobre linho

6 comentários:

  1. Sempre brilhante. Texto claro, escolha maravilhosa. Parabéns!
    Luz e paz. Grande abraço.
    S. Quimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil e desnecessário falar muito sobre o Klein, Quimas. Sua obra já diz tudo.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Klein é demais.... seus tons cinzentos inacabados, suas cenas tão simples e tão perfeitas... admirável!
    Amigão, grande abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande abraço, Vidal. Mais uma vez, grato pela sua presença!

      Excluir
  3. Boa noite Rosário. Parabéns pela abordagem. Fiquei feliz por encontrar aqui referência a esse pintor que tanto admiro, pela técnica e bom gosto. Saiba também que acompanho seu trabalho e suas publicações; são excelentes. Muito obrigado.

    ResponderExcluir