sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MARCOS SABADIN

MARCOS SABADIN - Águas de Furnas
Óleo sobre tela - 2013

De tempos em tempos a arte brasileira se revigora e é sempre muito bom ver novo fôlego sendo acrescentado ao nosso cenário artístico. Artistas que estão galgando uma carreira segura e acima de tudo consciente, pautados por optar pelo que deveria ser quase uma obrigação para todos aqueles que se propõe a trabalhar com arte: ter disciplina e nunca se cansar de experimentar e pesquisar. A facilidade dos novos meios de comunicação tem nos proporcionado ir de encontro a esses muitos artistas, até então anônimos, muitos deles com expressões apenas regionais, mas que já se despontam nacionalmente como a promessa feliz de uma renovação necessária para o cenário brasileiro das artes plásticas.

MARCOS SABADIN - Descanso. Passado, presente e futuro
Óleo sobre tela - 2012

MARCOS SABADIN - Leitura
Óleo sobre tela - 2013

Marcos Rogério Sabadin nasceu em Piracicaba, São Paulo, no ano de 1978 e não é nenhum exagero afirmar que já se trata de uma das mais gratas promessas do cenário artístico daquela cidade. Um dos pontos a seu favor está no fato de nunca cansar de experimentar. Adepto do estilo realista de desenho e pintura, o próprio artista afirma que prefere não se prender muito a isso. Com o intuito de absorver novas maneiras de expressão, seus trabalhos vem adquirindo cada vez mais uma espontaneidade e gestualidade, típicas do artista realista dos novos tempos. Sabadin é do tipo de artista que acredita na caminhada constante em busca a uma excelência profissional e não mede esforços para conseguir essa excelência.

MARCOS SABADIN - Mirante - Óleo sobre tela - 2012

MARCOS SABADIN - Entrada do Engenho Central
Óleo sobre tela

Iniciou pelo desenho em 1989, por influência dos trabalhos que via de uma tia. Ela mesma aconselhou seus pais a iniciarem seus aprendizados de uma maneira mais direcionada. Assim, Sabadin começou seus estudos com Miguel Sanches, na cidade de Piracicaba. Foram praticamente 9 anos frequentando o ateliê desse artista. Nos últimos tempos, vem ministrando aulas particulares para crianças e adultos. Dividir o que aprendeu é, para o artista, uma maneira de fixar seus conhecimentos adquiridos.

MARCOS SABADIN - Menino na janela - Óleo sobre tela - 2013

MARCOS SABADIN - Helena - Óleo sobre tela - 2014

O envolvimento mais estreito com o cenário artístico é uma atividade mais recente na vida profissional de Sabadin. Até bem pouco tempo atrás seguia profissionalmente de forma mais isolada. A pesquisa através da leitura e principalmente as visitas constantes a museus, exposições e galerias foram durante muito tempo aliados poderosos para sua aprendizagem. A internet é, para ele, a ferramenta mais eficaz para quem deseja adquirir conhecimento irrestrito e com comodidade. Aconselha para isso a aprendizagem de uma nova língua, especificamente o inglês, pelo grande acesso a vídeos, palestras, documentários e matérias de arte disponíveis nesse idioma. Nos últimos anos, começou a participar de salões, exposições e seções de pintura ao ar livre. É um dos membros atuais do grupo piracicabano chamado Caipiras do Plein Air.

MARCOS SABADIN - Samuel - Óleo sobre tela - 2013

Por uma herança quase cultural de sua cidade, grande parte da produção de Sabadin está focada na temática paisagística. É o tema ideal para as saídas em plein air e isso já faz parte do hábito de vários artistas de lá. Porém, a fascinação que sempre teve pelo trabalho com a figura humana vem despertando no artista a necessidade cada vez mais crescente de explorar e abordar esse tema. É essa, inclusive, a grande parte de sua produção com a qual concorre nos salões dos quais participa.

       
Esquerda: MARCOS SABADIN - Brincando de artista - Carvão sobre papel - 2014
Direita: MARCOS SABADIN - Silêncio - Carvão sobre papel -  2014


Uma vez abordado sobre o que achava do momento atual da arte brasileira, o artista afirmou ser consciente de um cenário promissor e com bons artistas, mas que tal cenário não reflete a realidade do atual mercado de arte, ainda muito voltado para a promoção da arte moderna/contemporânea e com poucas oportunidades para a arte realista.
O artista segue firme em suas propostas. Bons momentos futuros ainda serão reservados aos artistas realistas de sua geração.


PARA SABER MAIS:



6 comentários:

  1. Ótimo artigo como sempre. José Rosário.
    Mais uma vez, parabéns.
    Grande abraço.

    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor
    http://quimas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quimas, mais uma vez muito obrigado por passar aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que tem feito, divulgando merecidamente nomes promissores da Arte Brasileira, isto é um apoio inconstetável....
    Enquanto ao Sabadin, belo artista!
    Meu amigo...
    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o quanto tem acompanhado essa caminhada, Vidal.
      Muito bom encontrá-lo novamente, meu amigo.
      Grande abraço!

      Excluir