quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VIRGÍLIO DIAS


VIRGÍLIO DIAS - Bar Amarelinho - Óleo sobre tela - 70 x 100

VIRGÍLIO DIAS - Cinelândia
Óleo sobre tela - 70 x 100

Sempre vou encontrando pelo caminho, diversos artistas que acabo adotando como mestres. Profissionais que nos inspiram um estilo, às vezes vigoroso e inusitado, ou até mesmo que esmeram em temáticas já surradas, mas feitas com tanto capricho e zelo, que nos arrebatam voluntariosamente a segui-los. Há cerca de dois anos, adotei o Virgílio Dias como uma dessas referências. Interessante que temos muito pouco em comum no que se diz respeito ao estilo, mas há algo em seu trabalho que me é mais comum do que sei explicar. Uma sensação de que cada obra dele é parte de algo que gostaria de ter feito e que me faz tão bem.

VIRGÍLIO DIAS - Santa Tereza - Óleo sobre tela - 75 x 100

Gosto imensamente de uma de suas frases: “O meu ateliê é muito grande, é a rua, os lugares onde estou naquele momento”. Talvez seja esse mesmo o quesito que tanto me atrai nesse artista carioca, é um dos últimos remanescentes verdadeiramente impressionistas, que gosta de pintar somente do natural, ou escolheu isso como sua principal atividade. Virgílio é, então, uma dessas figuras que nos remetem a uma época onde todo artista tem vontade de voltar um dia, caso isso seja possível.

VIRGÍLIO DIAS - Cansado de praia - Óleo sobre tela - 100 x 70

Nasceu no Rio de Janeiro, a 8 de dezembro de 1956 e adotou a cidade como o pano de fundo e tema principal de sua obra, embora já tenha corrido mundo em busca de outras composições. A pintura entrou em sua vida de uma maneira interessante: “Eu, que era destro, tive que aprender a usar o braço esquerdo, foi justamente aí que eu descobri a pintura. Fui apresentado ao professor Antenor Finatti que ministrava aulas de pintura na SBBA - foram quatro anos freqüentando as aulas no atelier e ao ar livre nos fins de semana. Foi exatamente aí, em contato com a natureza e depois de ter lido bastante sobre a História da pintura e visto que os pintores sempre tiveram contato com o campo - sobretudo os pintores impressionistas franceses - que percebi o caminho que eu deveria tomar, ou seja, sempre me colocar de uma maneira humilde diante da natureza e sempre consultá-la, visto que ela é mestra de mestres”.

VIRGÍLIO DIAS - Av Ataulfo Alves
Óleo sobre tela - 70 x 100

VIRGÍLIO DIAS - Cinelândia
Óleo sobre tela - 70 x 100

É um artista que tem uma visão do hoje, com as referências do passado, mas que sobretudo pratica uma das maiores qualidades necessárias a um artista: não se desvencilhar do caminho natural das coisas. A natureza, como guia, é indispensável para a elaboração e permanência em qualquer estilo.
Sua trajetória como artista ambulante, que ama principalmente a liberdade do executar sua obra, não se restringiu apenas ao Rio, também esteve em Paris, berço e referência maior à sua escolha, e passou também uma temporada em Portugal.

VIRGÍLIO DIAS - Dois amigos - Óleo sobre tela - 61 x 50

Deixo alguns trechos de depoimentos de outros artistas, sobre a obra e trajetória de Virgílio Dias. Vale a pena conferir esses depoimentos em sua íntegra, na página oficial do artista:
“Quando tudo parecia encerrado, quando diante da história o fluxo impressionista acenava para algo absolutamente sacramentado, eis que uma nova voz se levanta, altiva e insólita, rejuvenescida no fulgor e nos impulsos, na clara decisão de soerguer, revitalizar, instaurar um cântico ainda possível de expressar, consoante aos antigos e permanentes preceitos dos velhos mestres revolucionários do novecentos.

VIRGÍLIO DIAS - Teresópolis
Óleo sobre tela - 70 x 100

Há em Virgílio Dias uma sensação primordial de frescor, um fruir por incrível nunca habitado, uma busca dir-se-ia do sublime e do eterno, de ligar-se às imantações imaterializadas, intocadas dos registros humanos pela grande arte de dizer, pelas cores, no instante em que a paisagem se potencializa na possibilidade veemente de comover, de emocionar o observador pelos flancos da poesia”.
(Carlos Bracher)

VIRGÍLIO DIAS - Lagoa Rodrigo de Freitas
Óleo sobre tela - 70 x 100

“Pintar quadros é uma coisa que qualquer pessoa dotada de alguma destreza pode realizar, porém, fazer com que esse quadro toque a sensibilidade de outra pessoa, fazendo-a desejar possui-lo para admira-lo em suas paredes é outra coisa. É arte. Tenho acompanhado a trajetória artística de Virgílio Dias há alguns anos e tenho notado sua evolução. Evolução aprimorada pelo talento, persistência e coragem, pois todos os seus quadros são realizados “in loco”, obrigando o artista a todo tipo de sorte”.
(Armando Romanelli)

VIRGÍLIO DIAS - Saída de praia
Óleo sobre tela - 55 x 38

“Não o vejo (e nem sua pintura) engajado a “ismos”, mas na expressão que lhe dá a medida de sua humildade e também de sua grandeza com o sentimento de situação de mundo e do seu mundo, que o faz pintar formas e cores com dose generosa de maestria”.
(Manoel Costa)

VIRGÍLIO DIAS - Av Ataulfo de Paiva
Óleo sobre tela - 50 x 61

“Virgílio Dias pinta a superfície com segurança do conhecimento da base histórica da Arte. É um digno representante dessa evolução, dessa herança do “Pessoal de Montmartre”.
Sua bela superfície não é nada superficial, ela nos convida ao âmago das coisas”.
(José Benigno Ribeiro)


PARA SABER MAIS:

14 comentários:

  1. Seus comentários e seu elogio ao amigo e artista Virgilio Dias, é empolgante. As obras comentadas são realmente lindas, remetem ao dia a dia do cotidiano carioca...É bom saber que podemos tocar e ser tocadas, pela magia de uma obra, seja ela impressionista ou não. Abrçs amigo e obrigada por nos brindar com estas lindas obras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marise, obrigado pela sua vinda e também por participar comentando.
      Empolgantes são os trabalhos do Virgílio, realmente...
      Grande abraço!

      Excluir
  2. O trabalho do Virgílio Dias é maravilhoso. Como você, também conheci o trabalho dele há 2 ou 3 anos numa viagem ao Rio. É algo super expressivo. Os figurativos são fantásticos. Especialmente aqueles figurativos com estudantes universitárias lendo. As paisagens também são lindas. Lembram vagamente os trabalhos do Marcos Zechetto de São Paulo. Realmente um grande pintor...

    Parabéns pela excelente matéria.

    At, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, conhecemos os trabalhos do Virgílio quase que na mesma época, também numa viagem que fiz lá, ao Rio.
      Incrível como um artista dessa envergadura ainda tenha seu reconhecimento restrito a um determinado local ou região. Bom que a internet diminua esses espaços.
      Grande abraço e obrigado por vir mais uma vez!

      Excluir
  3. Sou apaixonado pelos trabalhos do Virgilio, a sensação que tenho é de caminhar dentro de suas cores, suas cenas, seus movimentos... que matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mesmas sensações que me foram emprestadas quando olhei seus trabalhos pela primeira vez.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  4. trabalho lindo mesmo de Virgilio Dias, embora eu admire mais o realismo, acabei me apaixonando pelo impressionismo que ele consegue passar-nos com tanta suavidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre temos nossas escolhas, realmente, Mariah. Novas visões, como nos apresenta o Virgílio, faz-nos crer que nunca é tarde para abrirmos ao o que é diferente.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. José, gosto muito do impressionismo. Adorei o trabalho de Virgílio Dias, me senti como uma criança que ganha um brinquedo novo, olhando tudo paralisado com a beleza que me foi apresentada. Parabéns por mais essa matéria.

    Grande Abraço.

    José Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela imagem essa da criança encantada com novidade. É uma definição bem coerente.
      Muito obrigado pela visita, amigo!

      Excluir
  6. Virgílio, grande amigo de colégio, de quem me orgulho de dizer, conheci os primeiros desenhos, e ainda que pueris já eram belos. Sua obra é fascinante! Simplesmente poética. Ele é o grande artista que sempre acreditei que seria. Roselíbie Bernardes Malta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo depoimento, Roselíbie.
      Obrigado por passar aqui e grande abraço!

      Excluir
  7. Na verdade José Rosário, fazia uma pesquisa sobre arte(sou professora de literatura e história da arte) e seu nome me chamou a atenção. É bonito, forte, e também me interessa muito quando um artista se dispõe a tratar de outro artista. Então, desejei também conhecer a sua obra. A vida que nele você apresenta toca a alma. É muito bonito. Senti-me parte daqueles registros. Não entendo de arte. Só sei que a sinto e tento despertar este prazer em meus alunos. Eu ainda tive a sorte de me casar com um homem (também professor) que partilha essa paixão comigo. Obrigada, José Rosário, por tornar o mundo mais humano com o seu trabalho. Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, fico muito feliz com suas palavras. São um estímulo a não querer parar. Compor o blog tem sido gratificante para mim em todos os aspectos. Primeiramente tenho que pesquisar para falar sobre algo, o que me é uma disciplina muito bem vinda. Segundo, tenho conhecido muitos artistas e diversas outras pessoas, que mesmo que não produzam arte, estão interligadas a ela de alguma maneira.
      Grato por vir e tenha ótimo fim de semana!

      Excluir