quinta-feira, 7 de junho de 2012

SUSANA RENDÓN


SUSANA RENDÓN - Pereza - Óleo sobre tela - 50 x 70

SUSANA RENDÓN - Pereza II - Óleo sobre tela - 60 x 80

A procura por uma linguagem que represente a  realidade do local onde se vive, leva muitos artistas a optarem por uma temática bem voltada às raízes. Em todos os lugares e em quase todas as épocas, diversos artistas fizeram isso e continuam fazendo. De uma certa forma, é isso que valoriza as culturas regionais e expõe as suas belezas naturais, bem como as ameaças sofridas por elas. É o que se tornou o carro-chefe da artista argentina Susana Rendón.


SUSANA RENDÓN - Antes da tempestade
Óleo sobre tela - 60 x 80

SUSANA RENDÓN - Hoje comeremos
Óleo sobre tela - 60 x 80

SUSANA RENDÓN - Passado, presente, futuro - Óleo sobre tela - 50 x 70

Mirtha Susana Rendón nasceu em Oberá Missiones, Argentina, e realizou seus estudos universitarios na cidade de Rosario, Santa Fe, na Faculdade de Humanidades e Artes. Sua obra tem um caráter praticamente missionário, onde explora principalmente a cultura mbya-guaraní, a flora e a fauna de sua região natal e personagens típicos de seu povo. Morando atualmente em Apóstoles, região de Missiones, já se tornou uma importante defensora da cultura local.


SUSANA RENDÓN - Arvoredos
Óleo sobre tela - 50 x 70

SUSANA RENDÓN - Riacho - Óleo sobre tela - 60 x 80

SUSANA RENDÓN - Ilha de pescadores
Óleo sobre tela - 60 x 80

A artista já tem uma destacada e extensa agenda de exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, e estas já se somam em mais de 90, na atualidade. Também se tornou famosa por retratar figuras importantes da política nacional, como o ex-presidente Néstor kirchner e a atual presidente Cristina Fernández de Kirchner. Participa constantemente de programas televisivos em Buenos Aires e já levou seus trabalhos em encontros e exposições importantes como o Arteclássica; Art Road; Artistas do Outro Lado do Mar, em The Kowas Gallery, na Espanha e Kunst 10 Daggse, The Mosaic Project, em Bergen, na Holanda.


SUSANA RENDÓN - Tigre
Óleo sobre tela - 60 x 80

SUSANA RENDÓN - Liberdade
Óleo sobre tela - 50 x 70

Ao se afastar dos grandes centros urbanos e radicar em uma pequena cidade do interior, a artista se permite uma íntima relação com a natureza em seu estado quase puro, sem a intervenção humana. A sua paixão pela flora e fauna locais é sempre explorada em belas telas e carrega em si a sua rica cultura, chamando a atenção para os povos indígenas tão massacrados, que lutam por sobreviver em mundo cada dia mais devorado pelo progresso atual.


SUSANA RENDÓN - Los rostros...III
Óleo sobre tela - 30 x 30

SUSANA RENDÓN - Os rostos II - Óleo sobre tela - 30 x 30

                              
Acima, esquerda: Susana com Néstor Kirchner, em 2006
Acima, direita: Susana com Cristina Kirchner, em 2008


Os retratos também ocupam uma importante parcela de sua produção artística, não limitados apenas ao óleo sobre tela, mas também ao uso corrente da sanguínea. Seus rostos, personagens da vida cotidiana, são captados em um instante fugaz de suas rotinas diárias, envoltos em toda sua humanidade, sempre retratados nas suas realidades mais íntimas. Esta temática comprometida com sua realidade social, despertou o interesse de diversos meios de comunicação, como a Revista Digital Guatá, que publicou uma exposição virtual, intitulada Sobreviventes I. Também integrou parte de Exposições Virtuais organizadas pela TV Pública, canal 7 na Argentina, que mostraram diversas obras de seu repertorio artístico. Atualmente, diversas obras suas estão ilustrando livros e revistas do Editorial Verbo Divino de Cochabamba, na Bolívia, e que são publicados no México, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Brasil, Paraguai e Espanha.



6 comentários:

  1. Divinas as pinturas.
    Parecem rais.
    Grande artista.
    obrigada pela visita ao meu blog e por seguir.
    bom feriado.
    até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliany, obrigado a você por passar aqui e prestigiar os trabalhos da Susana.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Belos trabalhos...valeu meu amigo... abração!

    ResponderExcluir
  3. parabens jose rosario muito boas as suas publicaçoes sempre acompanho gostaria de saber como funcionam suas aulas de pinturas e valores

    ResponderExcluir