quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COLECIONANDO HISTÓRIAS

Waiderson. Ao fundo, a tela "Vista de Ouro Preto",
medindo 70 x 100, que pintei no ano de 2006.


Pelo menos uma vez ao ano visito o meu amigo Waiderson e sua família. Wai, como o conheço desde que nos formamos no Segundo Grau, já é morador de Sumaré há uns 15 anos. Visitá-lo é um momento oportuno para colocarmos os papos em dia e também fazer um roteiro pelas redondezas de sua cidade. Nessas saídas, inclui-se principalmente visitas a museus, galerias, feiras de artesanatos e livrarias. Já garimpamos muitas coisas boas nessas andanças!


ÁLVARO LIMA - Casario
Óleo sobre tela - 30 x 20

MARCOS ZECHETTO - São Paulo
Acrílica sobre tela - 24 x 18

ALONSO - Carreando
Óleo sobre tela - 24 x 18

Tantos objetos colhidos por diversas andanças, o apartamento do Wai acabou se tornando uma espécie de galeria particular, e sempre que volto para visitá-lo, encontro novidades. O critério de maior peso nessas garimpagens é puramente emocional. Se algo agrada, ele vai logo arranjando um cantinho pra que faça companhia até que o destino arranje outro endereço. Coleciona pinturas, móveis antigos, artesanatos diversos, livros, cd's, muita raridade, diga-se de passagem.


SOUZA BRANCO - Litoral
Óleo sobre tela - 20 x 30

PASCOAL - Paisagem
Óleo sobre tela - 20 x 30

AMARAL - Marinha
Óleo sobre tela - 30 x 40

Um dos xodós de sua coleção são duas pequenas telas de palhaços, encontradas meio que por acaso em um barzinho num canto de Sumaré. São peças de 1974, de uma artista não conhecida, mas que lhe traz boas recordações pela aquisição. Também valoriza os artistas locais e fez contatos pessoais com praticamente todos eles, quando adquiriu as obras. Se não me engano, já se aproximam de 50, os quadros que já adquiriu.


CIDA - Palhaço
Óleo sobre tela - 42 x 27 - 1974

CIDA - Palhaço
Óleo sobre tela - 42 x 27 - 1974

Tanta saída e tanta volta com objetos daqui e dali, os espaços começaram a desaparecer. Como grande parte dos colecionadores, já não compra mais quadros grandes, apenas os de pequenos formatos. E eles vão dividindo os restantes de espaços vazios que sobram pelas paredes.


R. CARBOLLINNI - Baianas
Óleo sobre tela - 60 x 30

BAIENZA - A evolução
Óleo sobre tela - 100 x 40

Cada peça de sua coleção não é simplesmente o acúmulo de objetos. Traz muita história embutida. Um artista novo que conheceu, um lançamento de livro e vernissage que participou, um local que nunca havia visitado... Adereços que carregam boas lembranças. Um colecionador é alguém que preserva história. Sem a prática do colecionismo, não haveria a memória da humanidade.


JOSÉ ROSÁRIO - Os encantos do Vale
Óleo sobre tela - 100 x 70

Wai possui várias obras minhas (não sei precisar quantas). São de várias fases, técnicas e estilos. Separei algumas para colocar logo abaixo. Gosto em especial de uma tela em estilo meio surrealista (estilo que não pinto já faz um bom tempo), com o título "Os encantos do Vale", que ilustra sobre a nossa terra de origem, o Vale do Aço, em Minas Gerais, região que não só é rica em minérios e siderúrgicas, mas também em muitas belezas naturais e tradições culturais. Também gostei de ter feito um exercício à partir de uma tela de um pintor italiano chamado Ettore Tito.


JOSÉ ROSÁRIO - Wai em Porto Seguro
Óleo sobre prancha - 20 x 25

JOSÉ ROSÁRIO - Natureza morta
Óleo sobre tela - 40 x 50

JOSÉ ROSÁRIO - Le Bougival
Óleo sobre tela - 40 x 60
À partir de original de Ettore Tito

É uma coleção que me encanta sempre que retorno por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário