sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CLARK HULINGS

CLARK HULINGS - Morador de Belmonte, Espanha
Óleo sobre tela - 57,15 x 83,82

CLARK HULINGS - Cena de mercado
Óleo sobre tela - 60,96 x 116,84

CLARK HULINGS - Os patos numa poça
Óleo sobre tela - 60,96 x 91,44

Muitos fatos curiosos percorrem a vida de alguns artistas. Caso de Clark Hulings, que se formou em Física e só partiu para as artes após alguns imprevistos. Durante seus muitos anos como artista pintou paisagens, figuras, naturezas mortas , cenas rurais e urbanas. "Clark era uma pessoa muito analítica, o que provavelmente resultou da sua formação como físico ", disse seu agente, Jack A. Morris Jr. da Galeria Morris e Whiteside, em Hilton Head Island, SC.  "Ele tinha uma mente muito analítica, mas ele sempre pareceu buscar o mais simples denominador comum. Eu acho que é por isso que, em sua temática, estivesse sempre à procura de simplicidade ". Clark Hulings foi um dos mais respeitados pintores realistas americanos das últimas décadas.

CLARK HULINGS - Debulhando trigo
Óleo sobre tela - 60,96 x 91,44 - 1976

CLARK HULINGS - Cena de rua 
Óleo sobre tela - 76,2 x 50,8

CLARK HULINGS - Comonfort, 1969
Óleo sobre tela - 30,48 x 45,72

Hulings nasceu a 20 de novembro de 1922, na Flórida. Sua mãe morreu de tuberculose quando ele era ainda um bebê, então Hulings e sua irmã foram enviados para viver com seus avós maternos, em Potsdam, NY, enquanto seu pai foi trabalhar em Valencia, Espanha. Depois que o pai se casou novamente, as duas crianças se juntaram a ele na Espanha. Em 1928, a família se estabeleceu em Westfield, NJ, onde as habilidades de Hulings como pintor foram pela primeira vez reconhecidas. Aos 12 anos, ele começou a estudar arte e, eventualmente, participou do Art Students League, em Nova York.


CLARK HULINGS - Fazenda portuguesa
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Vendedor de cana
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Villatobas
Óleo sobre tela - 1922

Ainda bem jovem contraiu tuberculose, mas foi capaz de terminar a sua licenciatura em Haverford College perto de Filadélfia, em três anos. Ele estudou física na insistência de seu pai, que pensou que assim iria impedi-lo de ser um artista morto de fome. Após a graduação em 1944, foi nomeado para trabalhar no Projeto Manhattan em Los Alamos, mas seus problemas de saúde, sempre recorrentes, impediram de trabalhar lá ou de se juntar às forças armadas em tempos de guerra. Em vez disso, ele foi para Santa Fe, onde, a maioria das pessoas falava espanhol e as estradas ainda eram de terra. Ele viveu em La Posada e se sustentou ali pintando retratos de crianças, em pastel.


CLARK HULINGS - Cena da Espanha central
Óleo sobre tela - 55,88 x 66,04

CLARK HULINGS - Cena de rua
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Pequeno mercado de flor
Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2

Em 1945, fez uma individual de suas paisagens no Museu de Belas Artes do Novo México. Após a guerra, ele trabalhou para The Gates Rubber Co., em Denver, e passava sempre os seus dias de folga nas montanhas, pintando paisagens. Às noites, dedicava às aulas de desenho da Universidade de Denver. Mudou-se para Baton Rouge, Louisiana, onde seus pais viveram, e onde começou a expor retratos familiares em exposições patrocinadas pela Comissão de Arte Louisiana. Em 1948, ele retornou ao Art Students League de Nova York, onde ficou interessado em ilustração e design, e trabalhou em publicidade.


CLARK HULINGS - Colhedoras de batatas
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Baía de Faro, Portugal
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Fazenda
Óleo sobre tela - 45,72 x 68,58 - 1971

Em 1955, Hulings foi para a Europa para estudar pintura em Florença, e também figura e desenho abstrato em Dusseldorf. Ele retornou para Nova York em 1960, onde expôs diversas obras na Galeria de Arte Grand Central e onde fez duas individuais em 1965 e 1967. Sua filha Elizabeth disse que seu pai tentou ensinar arte na Parsons The New School for Design, em Nova York, mas não se adaptou. Ainda em Nova York, conheceu Mary Belfi enquanto jogavam bridge. Eles se casaram em 1966 e em 1972 mudaram-se para Santa Fé, que era um ambiente que agradava muito a Mary, uma amante de gramados verdes e locais próximos à água. A família viajava por dois ou três meses do ano, principalmente para a Europa.


CLARK HULINGS - Antiga casa francesa
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Carro do padeiro
Óleo sobre tela - 5,88 x 66,04

CLARK HULINGS - Paisagem irlandesa
Óleo sobre tela - 40,64 x 60,96

Na década de 1970, Hulings ganhou uma série de prêmios por sua arte realista, incluindo o Prix de Oeste na Academia Nacional de Arte Ocidental, em Oklahoma City, para uma tela feita sobre o Grand Canyon. 
Hulings era muito conhecido por sua temática, caracteristicamente focada em cenas rurais no interior de estados do oeste americano e do México. Mas também pintou em localidades da Espanha, França, Itália, Portugal e Romênia.


CLARK HULINGS - Blacksmith Shop
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Feira do produtor em Barcelona
Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Mercado coberto em Guanajuato, México
Óleo sobre tela - 60,96 x 101,6


Hulings continuou pintando até dois anos antes de sua morte, quando a necessidade de diálise lhe tirou o entusiasmo e forças físicas. Ele faleceu a 2 de fevereiro de 2011. Seus trabalhos continuam sendo bastante disputados em todas as casas de leilões.



PARA SABER MAIS:

2 comentários:

  1. José, que pérola de grande valor... os trabalhos de Hulings se parece muito com alguns trabalhos do GUSTAVO DALLARA, enfim, mais uma vez meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Raimundo, há uma série de artistas realistas, com ótimos trabalhos e muitas vezes não conhecidos merecidamente. Uma injustiça.
    Obrigado pela visita, grande abraço!

    ResponderExcluir