sábado, 24 de dezembro de 2011

JOSÉ RICARDO

JOSÉ RICARDO - Estrada
Óleo sobre tela - 60 x 80


Conheci o artista José Ricardo no ano de 1995, mais precisamente quando eu estava montando uma exposição na cidade de São Domingos do Prata. Era um local público e ele veio até meu encontro, pois se havia identificado com o estilo que eu pintava. Encontramo-nos mais algumas vezes nos próximos meses e fizemos uma primeira coletiva, em 1996, na cidade de João Monlevade, terra natal dele. Desde aquele período comungamos um estilo parecido, quase sempre realista e com uma temática voltada para cenas de nossas regiões. A paisagem mineira e a vida do homem no campo sempre foram as temáticas principais de nossos trabalhos.


JOSÉ RICARDO - Carreando
Óleo sobre tela - 70 x 100

JOSÉ RICARDO - Amanhecer no vale
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Estrada do interior
Óleo sobre tela - 70 x 110

José Ricardo de Souza nasceu a 9 de junho de 1960 em João Monlevade, Minas Gerais, e por lá ainda continua. É um sujeito pacato, de hábitos simples e fala mansa, sempre baixa. Curiosamente entrou para a pintura como um contraponto para uma atividade esportiva que praticava. Já desenhava, mas a pintura lhe começou um pouco mais tarde. E tomou gosto pelo que fazia. O que era contraponto virou a atividade principal, e os caminhos ainda seguem no polimento da técnica, na procura incessante pelo melhor efeito e acima de tudo, na busca constante por uma realização pessoal e profissional.


JOSÉ RICARDO - Bebendo no riacho
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Amanhecer
Óleo sobre tela - 70 x 90

JOSÉ RICARDO - Carro de boi
Óleo sobre tela - 70 x 50

Estão presentes em sua obras, quase sempre, o Rio Piracicaba com suas margens tranqüilas e as montanhas do entorno da cidade onde mora. Seguidor fervoroso da Escola de Edgar Walter; que considera a maior referência para ele; também espelha os seus trabalhos em Wilson Vicente, além de Cláudio Vinícius e Túlio Dias, artistas que há muito admira e que conheceu pessoalmente, recentemente. Ciente de que Minas é uma escola paisagística de respeito, está sempre à procura de uma evolução, que como para qualquer artista, parece sempre desafiadora.


JOSÉ RICARDO - Paisagem do Piracicaba
Óleo sobre tela - 70 x 110 - Acervo de José Rosário

JOSÉ RICARDO - Pescando
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Estrada
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Já participamos de muitas exposições coletivas e o nosso maior trabalho em conjunto, foi a restauração da via sacra da Igreja São José Operário, em João Monlevade, obra realizada no ano de 2007. José Ricardo também está presente em várias publicações de revistas e catálogos, a ressaltar os volumes do Art Gallery in Brazil e Domani.


JOSÉ RICARDO - Beira de rio
Óleo sobre tela - 60 x 80

Quer pela tranqüilidade natural que emana de seus trabalhos e pela preocupação em retratar a região onde mora, o trabalho de José Ricardo tem um apelo, acima de tudo, ecológico. O desejo que se preservem e multipliquem ambientes tão necessários, e cada vez mais raros. Por isso, um trabalho de fácil entendimento e aceitação. Suas obras tem uma cor característica, peculiar a cada artista, que lhe torna automaticamente uma marca registrada.


JOSÉ RICARDO - Fazenda em Minas
Óleo sobre tela - 60 x 90

JOSÉ RICARDO - Paisagem com cavalo
Óleo sobre tela - 70 x 90

JOSÉ RICARDO - Pastando
Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2011

Carrega o desejo de uma comunidade artística mais unida, que divida mais conhecimentos e some esforços na formação de novas gerações. Também leciona na cidade onde mora, onde divide aprendizados conquistados e técnicas adquiridas.

Mais do que o artista mais próximo que conheço, é uma amizade que preservo, daquelas bem raras de se achar. Vida longa ao José, e que divida sempre conosco um pouco do mundo onde vive.


José Ricardo no ateliê em João Monlevade


CONTATOS:
josericardo.desouza@yahoo.com.br
(31) 3852-4328

4 comentários:

  1. Bom dia, "Josés"!

    Rosário, me permita fazer uma pergunta ao José Ricardo:
    J. Ricardo, acho que você e eu estudamos juntos no atelier do Robson Neves em BH nos idos 2001/2002. Você sempre levava fotos/referência muito bacanas da sua região, lembra?
    Me corrija se eu estiver fazendo alguma confusão.

    Um abraço a todos e feliz 2012. Com muita arte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio, o José fez aulas com o Robson Neves sim. Pelo que me parece, já faz um bom tempo.
    Obrigado pelas visitas e grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. José, estou visitando seu blog e sentindo imensa gratidão por tanto conteúdo maravilhoso! Numa época que os jovens quase não leem, seus textos são pura poesia acompanhado de imagens encantadoras. Lendo um pouco por dia, logo chego em 2021. Abraço e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Ivana.
      Preciso muito voltar a escrever e divulgar a arte que tanto me impulsiona.
      Um grande abraço!

      Excluir