domingo, 3 de julho de 2011

JOHN JOSEPH ENNEKING

John Joseph Enneking foi um dos artistas mais bem sucedidos financeiramente de sua época. Não é difícil entender por que. Primeiramente por possuir um trabalho pictórico muito bom e principalmente por saber passear com domínio pelo Tonalismo, Impressionismo, academicismo com influências da Escola do Rio Hudson e também por ser um ótimo ilustrador. É um dos artistas de maior destaque da paisagem da Nova Inglaterra, EUA, no século XIX.

JOHN JOSEPH ENNEKING - Aproximando o outono
Óleo sobre tela

JOHN JOSEPH ENNEKING
A velha casa em Neponset River
1890

Teve um histórico de vida comum a muitos artistas de sua época. Nasceu em uma fazenda de Ohio, próxima à cidade de Minster, a 4 de outubro de 1841. Muitos atropelos pela vida e uma carreira bem conduzida, até que veio a falecer em 16 de novembro de 1916. Órfão na adolescência, serviu ainda o Exército da União durante a Guerra Civil, de onde retornou bastante ferido.

JOHN JOSEPH ENNEKING
Velho moinho, NewHampshire - 1897

JOHN JOSEPH ENNEKING - Verão no lago, 1888

Casa-se com Maria Eliot, filha do rico comerciante John Eliot. Foi sua esposa quem o encorajou a dedicar exclusivamente para a sua vocação artística. Em 1868, já em Boston, depois de uma passagem por Cincinnati, estuda litografia e pintura com Samuel Gerry.

JOHN JOSEPH ENNEKING - Uma tarde de verão
1895

JOHN JOSEPH ENNEKING - Veneza ao meio-dia
1878

A Nova Inglaterra se tornou atraente o suficiente para que Enneking fizesse dela seu novo lar adotivo. Por muitos anos passava os verões no norte do Maine. Já considerando insuficientes seus aprendizados em Boston, pinta incansavelmente para arrecadar dinheiro suficiente para estudar em outras terras. Há quem afirme que chegava a produzir até 20 pequenos trabalhos em um único dia, tão obstinado com sua intenção.

JOHN JOSEPH ENNEKING
Ao longo do Rio Neponset - 1888

JOHN JOSEPH ENNEKING - A pastagem
Óleo sobre tela

Fez freqüentes viagens à Europa e sempre soube tirar bom proveito delas. Dos amigos Corot e Millet, ambos cabeças da Escola de Barbizon, Enneking trouxe os verdes e marrons para sua paleta, e eles mudariam radicalmente sua pintura. Também passou pelos cursos de Daubigny, Bonnat, Leon e Boudin. Há quem diga que chegou a pintar em plein air, na companhia de ninguém menos que Claude Monet, pai do movimento impressionista. Tal afirmação, porém, não tem comprovação.

JOHN JOSEPH ENNEKING - A vila
Óleo sobre tela

JOHN JOSEPH ENNEKING
Paisagem do Maine - 1900

Em 1876, já estabelecido em Hyde Park, Massachusetts, fixa-se como um pintor de pitorescas cenas. Em 1878, uma grande e bem sucedida exposição, realizada em Boston, coloca-o como um dos paisagistas mais populares da Nova Inglaterra.

JOHN JOSEPH ENNEKING
Blooming meadows - 1897

JOHN JOSEPH ENNEKING
Berrying no litoral - 1879

Por um bom tempo, as obras de Enneking exibiam influência certa dos amigos de Barbizon, até que brilhantes coloridos e cenas bem iluminadas, muito diferentes dos tons terrosos de até então, atestam a influência de artistas americanos como Theodore Robinson e Twachtman, ambos declarados impressionistas de suas épocas.

JOHN JOSEPH ENNEKING - Estrada em Sandy
Óleo sobre tela

JOHN JOSEPH ENNEKING
Manhã de primavera - 1889

O prestígio e reconhecimento que obteve ainda em vida, não só por aclamação pública, mas também pela crítica, rendeu diversos prêmios e a aquisição de vários trabalhos seus para diversas coleções de museus do território norte americano.

JOHN JOSEPH ENNEKING - Piscina no interior de mata
 Óleo sobre tela

JOHN JOSEPH ENNEKING - Primavera em Brook
Óleo sobre tela

Os trabalhos de Enneking tornaram-se valiosos, não só pelo seu vigor e sobriedade, mas, acima de tudo, pela sua sinceridade de expressão. A todos os fenômenos naturais que conseguiu capturar, há constantemente a impressão de um caráter todo próprio, mesmo que no currículo pesasse mestres como Monet e Inness. Embora ele tenha aprendido não só com esses, mas com muitos outros antes deles, é a individualidade de Enneking, o trunfo mais forte de sua obra. Principalmente pela sua originalidade, será sempre reconhecido como “o grande pintor de paisagens da Nova Inglaterra”. 

JOHN JOSEPH ENNEKING
Pastoreio de gado em novembro
Óleo sobre tela

JOHN JOSEPH ENNEKING
Queda no crepúsculo, interior de floresta - 1879

2 comentários:

  1. mais um artista a ser estudado!e é interessante vê-lo passar por paletas diferentes, mas sempre se conservando em sua linha de pensamento. a idéia que nos passa é de um cara que trabalhou com afinco e soube ver o que estava ao seu lado e digerir para melhor proveito de sua obra. um bom exemplo, enfim!
    paulo de carvalho

    ResponderExcluir
  2. Foram as mesmas impressões que o Enneking me passou, desde que vi suas primeiras obras. Valeu, Paulo. Tenha ótima semana!

    ResponderExcluir