quinta-feira, 2 de junho de 2011

VINÍCIUS SILVA (José Rosário)

VINÍCIUS SILVA - Chapada dos Guimarães
Óleo sobre tela - 50 x 70

Uma das mais gratas revelações da atual pintura paisagística mineira atende pelo nome de Vinícius Silva. Nascido em São Paulo, em 1981, veio morar no oeste mineiro, mais precisamente em Divinópolis.
Da carreira recente, alicerçada em 2006, nos primeiros passos com o artista paulista Alexandre Reider, Vinícius já colhe prestígio e respeito, principalmente no meio artístico. Sua formação se deu quase praticamente pelas boas referências bibliográficas das quais nunca abriu mão, e de visitas a instituições artísticas, citadas por ele mesmo, o MASP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

VINÍCIUS SILVA - Bica d'água
Óleo sobre tela - 80 x 100

VINÍCIUS SILVA - Calma no interior
Óleo sobre tela - 50 x 70 

Percebe-se claramente em seu trabalho uma veia contemporânea de várias escolas de paisagens. Linha que tem adeptos de peso aqui no Brasil, como Luiz Pinto, Virgílio Dias, Morgili e o próprio Reider. Com a globalização das referências artísticas, Vinícius também vai buscar inspirações em terras distantes. Dos Estados Unidos, de onde vem as maiores influências, é relevante citar nomes como Bill Anton, Jeremy Lipking, Daniel Keys e Erik Tiemens.

VINÍCIUS SILVA - Corredeira com pedras, estudo
Óleo sobre painel - 10 x 12

VINÍCIUS SILVA - Corredeira com pedras
Óleo sobre tela - 60 x 90

A proposta desse jovem artista é dasafiadora, uma vez que utiliza como cenário em maior parte de suas obras, a atual região onde mora. Em todo o conjunto de trabalhos produzidos, nota-se que o cerrado lhe inspira uma paleta em tons terrosos, e é impossível não ligá-los a um austero estilo acadêmico de cores. Mas o casamento com as referências acadêmicas param por aí. Suas pinceladas são sempre arrojadas e a tela acabada, deixa sempre à mostra, um pouco de sua base siena, numa linguagem contemporaneamente utilizada por muitos.

VINÍCIUS SILVA - Estudo de Rio com pedras

VINÍCIUS SILVA - Rio com pedras - primeira etapa

VINÍCIUS SILVA - Rio com pedras - segunda etapa

VINÍCIUS SILVA - Rio com pedras (obra finalizada)
Óleo sobre tela - 50 x 60

Os seus estudos ao vivo, muito espontâneos, aliás, provam que certos métodos, adotados por diversos artistas, tornam-se para eles leis, com certas aberturas, mas quase sempre rígidas. Todo artista que se propõe ao trabalho em campo tem uma ligação inevitável com o movimento impressionista. Duas horas pintando um mesmo tema, já teria mudanças de luzes bem significantes, causadas em sua maior parte pela passagem de nuvens, ou pela posição do sol simplesmente. Por isso a necessidade de um conhecimento técnico que permita trabalho veloz e com resultados eficazes. Essa prática tem ganhado muitos adeptos na escola paulista de paisagens.

VINÍCIUS SILVA - Saída para campo
Óleo sobre tela- 18 x 24

VINÍCIUS SILVA - Quatro estudos em plein air

Como o próprio Vinícius afirma, ainda não vive exclusivamente da arte, atividade há muito escolhida como a sua preferida. Às vezes a falta de contato com um grupo de artistas que tenham mesma sintonia temática, atrasa certas descobertas de efeitos, ou mesmo distancia o artista do circuito comercial de arte a que se propõe produzir. Nesses contatos, não só se alargam o campo comercial de suas obras, como também são compartilhadas técnicas e muitas outras descobertas.

VINÍCIUS SILVA - Trindade
Óleo sobre tela- 18 x 28

VINÍCIUS SILVA - Lagoa do Hotel Fazenda Capetinga, em Itapecerica
Óleo sobre tela - 60 x 90

Diversas regiões do Brasil já possuem um poder de consumo para arte, que não dispunham pouco tempo atrás. Infelizmente a arte não se tornou algo a ser consumido,  compatível à proporção que estas áreas evoluem. Não é de se estranhar que muitos artistas são respeitados em várias regiões e sequer conhecidos em sua própria. Essa é uma das dificuldades de se firmar com o trabalho artístico no Brasil, ressaltada por Vinícius. Há também a carência de publicações voltadas à arte, com um apuramento técnico mais evidente e com ênfase para os reais representantes de uma arte de referência.

VINÍCIUS SILVA - Corredeira 
 Óleo sobre tela - 50 x 70

VINÍCIUS SILVA - Cachoeira da Olga 
Óleo sobre tela - 20 x 25

Os planos de Vinícius continuam sendo os mesmos de todos os grandes artistas que trilharam o caminho das artes no passado: montar seu próprio ateliê e deixar que a arte torne o leme a conduzir por completo a sua vida. Se depender de talento, o caminho já está traçado. Só uma questão de tempo.

VINÍCIUS SILVA - Pequena cascata
Óleo sobre tela - 60 x 40




ou (37) 9121-1925

13 comentários:

  1. Fiquei impressionada com o seu magnífico trabalho artístico. Quanta sensibilidade em captar a atmosfera do lugar.

    Parabéns é muito pouco a dizer.

    ResponderExcluir
  2. Rachel, o Vinícius agradece ao comentário e a visita. Depois também dê uma passada no blog dele.

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO O TRBALHO DO VINICIUS ELE ESTA DE PARABENS.....PERFEITA AS OBRAS DELE....

    ResponderExcluir
  4. Parabens Vinicius ,suas pinturas sao surpreendentes,belissimas ...tem muito talento...
    sem palavras....
    Ester e Mathews,(cunhado)...

    ResponderExcluir
  5. Ester e Mathews, obrigado pela visita. Agradeço também pelo Vinícius.

    ResponderExcluir
  6. Grata surprêsa conhecer esse artista tão novo e já com trabalhos de ótimo dominio de luz e cores! parabéns e que sua trajetória continue sempre crescente!abraços;
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
  7. Sou Sérgio de São Paulo. Admiro seu trabalho. Gostaria de saber como você faz as sombras das estradas em suas paisagens? Um abraço.
    Sérgio.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sérgio, peço que tire sua dúvida diretamente com o próprio Vinícius, no telefone (37) 9121-1925 ou no endereço viniciusfsilva.blogspot.com
    Obrigado pela visita. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Pintor jovem, impressionista de primeira linha... tem seu próprio estilo. O futuro só irá lhe reservar bons frutos; pessoalmente suas pinturas são perfeitas.
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carlos. Como disse no início da matéria, o Vinícius é uma das mais gratas surpresas da arte nacional nos últimos tempos.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  10. Olá . Jose Rosário, acompanho sua pagina há algum tempo ...( muito tempo " ) nunca me manifestei ! coisa que deveria ter feito antes! mas fica aqui o meu registro . Através deste seu trabalho de divulgação tive o prazer de conhecer outros artistas de grandíssima excelência e qualidade. Através da sua pagina colhi informações dicas e historias da arte Brasileira e conheci as lindas paisagens das Minas Gerais , Você contribui com as minhas pesquisas e estudos, não apenas com seus trabalhos e pinceladas inconfundíveis , mas também com seu intelecto em divulgar sempre o que esta acontecendo no mundo da arte , vejo e revejo um por um dos artistas que você sempre divulga e incansavelmente visualizo não vou citar o meu favorito, pois cada um aqui contribui à sua maneira, Sou nascido em São Paulo mas com sangue de Cambui-MG , estou aqui ... aprendendo há 39 anos um Abraço e obrigado por nortear muitos artistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, é com muita alegria que recebo sua mensagem, É um alento saber que tudo aquilo que gosto de dividir com outros, também sejam alegrias deles.
      Obrigado por vir e participar.
      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Todos os trabalhos são maravilhosos, revelam a inspiração de um grande artista, revelando seu talento e conhecimento através da pintura, das obras apresentadas.

    ResponderExcluir