quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FILOSOFIA: VELHOS CAMINHOS, NOVOS RUMOS (José Rosário)

    De repente, virou moda! Recentemente, Filosofia ganhou status de matéria “chique”. Fala-se de Filosofia em programas de TV, publica-se mais sobre Filosofia... Até incluíram Filosofia como disciplina obrigatória do Ensino Médio.
Por que esse interesse cada vez mais crescente em Filosofia? As respostas são muitas, mas, uma delas certamente será: Finalmente se deram conta que é preciso “pensar” mais. E é justamente esse “pensar” que move todos aqueles que vivem em Filosofia.
A Filosofia é alimentada basicamente pela dúvida. Qualquer problema do dia-a-dia, por mais banal que possa parecer, é um motivo nato para se filosofar. É impossível querer fazer Filosofia sem se estar perdido. É a procura que nos motiva e nos desafia a melhorar em nosso caminho. Não se pode esquecer que Filosofia é uma terra de ninguém. Até que eu me certifique sobre todas as respostas possíveis de minhas dúvidas, tudo deve ser respeitado e considerado plausível.

RAFAEL SANZIO - Escola de Atenas, afresco
Pinacoteca do Vaticano
Atenas é o berço do pensar filosófico do mundo ocidental

O desafio lançado às escolas não é o de mais uma simples adição de matéria. Porque a disciplina não existe por si só. Existem o professor e os alunos. E a disciplina são essas pessoas. O sucesso ou o fracasso da Filosofia na nova proposta do ensino médio é de responsabilidade de quem a conduz e de quem a recebe. Quem conduz deve aproveitar a curiosidade natural de adolescentes e jovens. Essa é a nossa fase da vida mais conturbada e também a mais questionadora. Terreno fértil e ideal para semear Filosofia.

Platão

Há de se ter muito cuidado no “Viver em Filosofia”. Vê-se muitos educadores presos à fórmulas fáceis de se conduzir a matéria. Alimenta-se excessivamente os alunos com uma vasta bibliografia acadêmica e enfadonha. Platão é importante? Sim, não há como negar. Mas, os problemas de hoje requerem um pensar de hoje. A ética, por exemplo, que se discutia  há 2000 anos, não incluía a preservação do meio ambiente e os avanços tecnológicos como a clonagem. É preciso deixar de lado a idéia de que Filosofia consiste em confeccionar uma “colcha de retalhos” dos comentários filosóficos feitos pelos gênios do passado. Um filósofo deve procurar, acima de tudo, encontrar caminhos e soluções para os seus problemas e os de seus contemporâneos. Filosofia é uma ferramenta para melhorar o presente. O passado possui as informações de erros e acertos para se aplicar e evitar, e o futuro oferece a possibilidade de experimentar sempre algo novo. Mas é no presente que a vida acontece.
Dizer que os alunos de hoje não possuem capacidade para conduzir seu próprio raciocínio é assumir também, que não há educador competente suficiente para despertar isso. Pois, educadores e alunos estão em simbiose constante. Um alimenta o outro. Platão não fez mais do que conduzir os seus discípulos a pensarem sem medo.

JACQUES LOUIS DAVID - A Morte de Sócrates
Óleo sobre tela, 129,5 x 196,2
Museu Metropolitano do Nova Iorque
Numa demonstração de valores adquiridos, Sócrates prefere morrer
do que ceder nas suas convicções.

A História da Humanidade nos tem provado que a imaginação é muito mais importante que o conhecimento. O conhecimento está aí, é o relato de algo que já foi comprovado por outros e que eu posso me dar o direito ou não de acatar. Já a imaginação é única e intransferível. Cada um desenvolve a sua com o mínimo ou o máximo de habilidades possíveis.
Que seja essa a proposta mais importante que a nova onda de Filosofia venha trazer. O que se espera de verdade, é que o desejo de “pensar” não seja apenas um capricho da moda.

Filosofia está no dia a dia de todos nós.
É pela busca da solução de problemas, com o surgimento
de dúvidas, que treinamos nosso pensar filosófico.

2 comentários:

  1. Quero crer que os filósofos clássicos têm ideias totalmente válidas e aplicáveis ao mundo moderno. Expor tais ideias e adaptá-las ao mundo e linguagem modernas é o verdadeiro desafio. Os problemas fundamentais da filosofia não mudaram tanto assim e vale a pena olhar o que já foi dito antes de tentar reinventar a roda. No mais, belo texto.

    ResponderExcluir
  2. No fim, são sempre os mesmos problemas. A tragédia e a comédia do mundo são as mesmas desde a Grécia antiga.

    ResponderExcluir